terça-feira, 1 de junho de 2010

Música a qualquer hora


Se não fosse jornalista queria ser cantora, mas infelizmente não nasci com esse dom. Às vezes fico cantarolando em casa, no carro ou até em alguns momentos de descontração com os amigos e me pedem para calar a boca! Também não é tão ruim assim, pessoal!!!. Minha platéia se resume a única pessoinha: minha Maria Alice.

Todas as noites dou um show para ela (coitada??? - Que nada ela dorme na quarta música é quase automático quando ela está realmente com sono). Eu pego ela no colo e imediatamente começa a embalá-la. Começo cantando músicas religiosas como as da Alice Barros (ela a-do-ra) depois vou para Roberto Carlos, Sandy e Júnior (eu a-do-ro, qual o problema???) e por ai vai.... A música seja na forma de canções rituais ou de cantigas de ninar, está presente no nosso contato, e acredito que de muitas mães em todo o planeta. Mais do que um artifício para acalmar a criança ou fazê-la dormir, a música é componente indispensável nessa delicada relação. E também um importante instrumento para o desenvolvimento do bebê, como todas as mães do mundo parecem saber intuitivamente.

Músicas suaves e relaxantes envolvem o bebê num clima de bem-estar e tranqüilidade e podem ser usadas para acalmá-lo, enquanto as músicas mais agitadinhas funcionam muito bem como "trilha sonora" para marcar momentos de brincadeira e alegria, Maria Alice ama os da Xuxa, mas se tentar colocar ela para dormir com essas músicas, nem pensar. Colocamos Xuxa para ela almoçar (Hamm, Hamm, como tudo, como tudo..) e de escutar enquanto estiver brincando. Na hora do banho também tem música (Chuveiro, chuveiro, não molha o seu amigo...) e por ai vai. Os estudos comprovam que com essa indução, aos poucos sua criança se habituará a usar música como uma nova e poderosa linguagem capaz de modular e espelhar seus sentimentos: "Bebês que crescem em diálogo constante com a música tendem a se tornar pessoas menos ansiosas, mais confiantes e equilibradas", garante a educadora Josete Feres.

Música e desenvolvimento. Os efeitos da estimulação musical precoce em crianças estão sendo avaliados em pesquisas científicas. Os dados ainda não são conclusivos, mas profissionais ligados à música, educação, psicologia e medicina vêm concordando que os pequenos têm muito a ganhar, além da mera percepção auditiva mais sutil e aguçada.

Música boa é música para qualquer hora. Cante para seu filhote, cante para você!

Beijocas e até a próxima,
Ka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário