sábado, 19 de junho de 2010

A delicada arte de dizer NÃO

Minha pequena está com 1 ano e dois meses e entende tudo que a gente fala e pede. Como ela é muito esperta e não para de jeito nenhum sempre estou por perto e digo não mesmo. Tenho pavor de criança mal educada que sobe em tudo, bate nos pais...enfim coisas que as crianças fazem sem a mínima maldade, mas cabem aos pais darem os limites. Minha filha obedece e sempre que teima em repetir eu falo com ela, e é assim que tem que ser. Ontem minha sogra, Josa, disse que eu falo muito não para ela e que Alice vai crescer insegura! É para deixar ela subir na cadeira, colocar o dedo na tomada, mexer no ventilador? Digo não mesmo!

A teima faz parte do comportamento infantil, como uma tentativa de a criança demonstrar certa independência e expressar suas vontades. E aparece por volta de 1 ano e meio de idade. Estudos explicam que tudo começa com um chorinho quando o bebê não consegue satisfazer seus desejos – subir na mesa, pegar o controle remoto, não devolver o brinquedo do irmãzinho. Mas o primeiro mandamento para lidar com a birra infantil é não se desesperar. Gritar e perder o controle só reforça esse tipo de comportamento da criança, que entende a sua reação como parecida com a dela. Quando o pequeno percebe que conseguiu tirá-la do controle e chamou a sua atenção, desconfia que você acabará cedendo, especialmente se estiverem em público. E, aí, salve-se quem puder.

Segundo a psicanalista infantil e familiar Anne Lise Scappaticci, de São Paulo, desde muito cedo as crianças aprendem a arte da manipulação. “Da mesma maneira que sabem que agradam quando são boazinhas, percebem que podem usar a birra para conseguir o que desejam”, diz.

Estou fazendo assim com Alice e acho que estamos nos entendendo. Depois que a gente aprende a lidar com as situações eles acabam entendendo que não adianta fazer birra. Mas é preciso ser firme, mesmo que o filho chore e fique com raiva, depois passa. Se cedem a cada vez que ele fica desapontado, acabam criando uma pessoa que não suporta a frustração, tem dificuldades de relacionamento e fica malvista pelos amigos, que muitas vezes se afastam. Quem gosta de gente mal eduacada? Eu não gosto! Por isso tenha sabedoria para dizer o que é certo e errado para o seu filho. No futuro ele vai te agradecer. Pensem nisso.

Amanhã tem jogo. Obaaaaaaaaa. TE AMO BRASIL!!
Bjos,
Ka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário