quarta-feira, 9 de junho de 2010

Fiscalização adiada


A fiscalização do uso das cadeirinhas e assentos para o transporte de crianças foi adiada para o dia 1º de setembro. O anúncio foi feito pelo presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Alfredo Peres da Silva, ontem de manhã. A prorrogação aconteceu por causa do sumiço desses equipamentos no comércio. Em Aracaju, o que sumiu mesmo foram os assentos, obrigatórios para crianças entre quatro e sete anos e meio. As cadeirinhas são peças raras e as que ainda são encontradas são aquelas com preços mais altos.

Aqui em Aracaju, a cadeirinha só foi encontrada em duas lojas. A mais barata custava R$ 304 e a mais cara R$ 580. Já os assentos não foram encontrados em nenhuma loja. Segundo vendedores, a procura por esse equipamento só começou no mês passado, quando o assunto ganhou as páginas da mídia nacional. (Fonte Jornal da Cidade).
A resolução 277 do Contran foi publicada em junho de 2008, definindo o prazo de dois anos para a adequação com a previsão de início da fiscalização a partir de 9 de junho de 2010. Segundo a norma, as crianças de até um ano de idade deverão ser transportadas no equipamento denominado conversível ou bebê conforto, crianças entre um e quatro anos em cadeirinhas e de quatro a sete anos e meio em assentos de elevação. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as crianças até dez anos devem ser transportadas obrigatoriamente no banco traseiro.

A penalidade é a prevista no artigo 168 do Código de Trânsito Brasileiro, que considera a infração gravíssima e prevê multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.

A fiscalização tem gerado alguns questionamentos aqui em Aracaju. Nas rádio as pessoas dividem as opiniões sobre o uso da cadeirinha. Muitos falam que é importante e que deve sim haver a fiscalização, outros perguntam: - E se uma pessoa for pega em uma blitz dentro de um táxi sem cadeirinhas, isso vale multa também, e se ao cidadão não tiver dinheiro para comprar?

Na minha opinião, a fiscalização deve existir, o que vale a segurança da criança que está mais segura na cadeira do que nos braços de um adulto. Imagine em um acidente, com o impacto a pessoa pode querer se proteger e soltar a criança. Já ficou comprovado que a criança na cadeira fica mais segura. E se a pessoa não tiver a cadeirinha usa o cinto de segurança. Segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) mostram que, no Brasil, mais de duas mil crianças e adolescentes morrem todos os anos em acidentes de carro e cerca de 38 mil sofrem algum tipo de lesão, que muitas vezes vão acompanhá-las pelo resto da vida. Os acidentes de trânsito são a principal causa externa de morte de crianças com idade entre um e 14 anos.

Trânsito não é brincadeira. E você o que acha? Participe da nossa enquete!

Até a próxima,
Karina.

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