terça-feira, 18 de maio de 2010

Alô mamãe!


Quem é mãe sabe a dó que dá quando a gente sai para trabalhar ou sai por qualquer outro motivo e seu filhote cai no choro. Fico doidinha (já cheguei atrasada no trabalho para consolar Maria). Pesquisando coisas legais para postar no Amor Maior, me deparei com uma matéria em que diz que a voz da mãe ao telefone conforta como um abraço (no site Pais e Filhos –recomendo).

A matéria conta que cientistas submeteram 60 meninas de 7 a 12 anos a situação de estresse e depois monitoraram como elas reagiam diante da ligação da mãe. Elas tiveram de falar e resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que acelerou os seus batimentos cardíacos e elevou os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse. Depois, elas foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu uma ligação telefônica da mãe; o segundo, um toque carinhoso, como um abraço; e o terceiro assistiu ao filme “A Marcha dos Pingüins”, considerado pelos pesquisadores emocionalmente neutro. Segundo monitoramento dos cientistas, os dois primeiros grupos revelaram um aumento idêntico no nível de oxitocina, uma espécie de "sedativo natural" associado à empatia e capaz de aliviar os efeitos do cortisol. Já no terceiro grupo, não houve aumento no nível desse hormônio.

"Assumia-se que a liberação de oxitocina em um contexto social requeria contato físico", disse a coordenadora do estudo, Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison, em um artigo publicado na revista científica "Proceedings of the Royal Society B". "Mas esses resultados deixam claro que a voz de uma mãe pode ter o mesmo efeito de um abraço, ainda que elas não estejam fisicamente presentes."

Maria Alice não está com a idade das meninas da pesquisa, mas sempre quando ligo para casa peço para colocá-la no telefone e fico falando (do nosso jeitinho, né Mama?) e me dizem que ela sorri, abraça o telefone (muito esperta essa garota!) de alguma forma ela expressa sua emoção em ouvir a minha voz e eu pulo de alegria do outro lado da linha escutando o seu gurgurinho.

Beijocas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário