quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Birras: como lidar com elas (Passo1)

ESSE É UM GRANDE DILEMA PARA OS PAIS E UM BOM COMEÇO PARA LIDAR MELHOR COM AS FAMOSAS “BIRRAS” INFANTIS É TENTAR MUDAR NOSSO PONTO DE VISTA E
ENTENDER UM POUQUINHO MELHOR COMO SE PROCESSA O PENSAMENTO INFANTIL.

QUANTOS DE NÓS JÁ TEVE VONTADE DE ‘BATER PEZINHO E FAZER BEICINHO’ (OU ATÉ MESMO CHORAR... ADIMITAM!!!RSRS) AO TERMOS NOSSAS VONTADES CONTRARIADAS???

PLANEJAMOS UMA VIAGEM QUE NÃO DEU CERTO, O AUMENTO DE SALÁRIO NÃO SAIU... VEM A FRUSTRAÇÃO E A VONTADE DE CHORAR, BATER PÉ, GRITAR... SE NOS CONTROLAMOS NA MAIORIA DAS VEZES, É PORQUE TEMOS NOSSO “SUPEREGO” PARA CENSURAR OS COMPORTAMENTOS NÃO ACEITOS EM SOCIEDADE.

MAS AS CRIANÇAS AINDA NÃO TÊM SUPEREGO. UMA DAS FUNÇÕES PATERNAS E
MATERNAS É CONTRIBUIR NA CONSTRUÇÃO, DIGAMOS ASSIM, DESSA ESTRUTURA PSÍQUICA,ENSINANDO O QUE É CERTO E ERRADO, DANDO LIMITES E DISCIPLINANDO.

MAS DEIXANDO A PSICANÁLISE UM POUCO DE LADO E RETOMANDO O INÍCIO DA
NOSSA CONVERSA, UM PRIMEIRO PASSO PRECISA SER DADO: MUDAR NOSSO PONTO DE VISTA. A VIAGEM QUE NÃO DEU CERTO OU O AUMENTO DE SALÁRIO QUE NÃO SAIU SÃO TÃO IMPORTANTES PRA NÓS, QUANTO AQUELE OBJETO DE VIDRO QUE A CRIANÇA QUERIA BRINCAR E TEVE SUA VONTADE CONTRARIADA.

O GRANDE PROBLEMA É QUE NÓS ADULTOS OLHAMOS PARA AS CRIANÇAS COM OS
OLHOS DO MUNDO ADULTO, IMPREGNADOS DOS NOSSOS CRITÉRIOS. A FRUSTRAÇÃO DE UMA CRIANÇA QUE NÃO CONSEGUE MEXER EM ALGO OU QUE NÃO RECEBE O DOCE QUE PEDIU É A MESMA, EM PROPORÇÃO, DE UM ADULTO QUE TEM SUA VONTADE CONTRARIADA COM PROBLEMAS DO MUNDO ADULTO. AINDA MAIS: AS CRIANÇAS SÃO ESSENCIALMENTE IMEDIATISTAS... O QUE EXISTE PRA ELAS É O HOJE E O AGORA... OUTRA CARACTERÍSTICA QUE TORNA A FRUSTRAÇÃO AINDA MAIS DOLOROSA. ENQUANTO NÓS ADULTOS TEMOS A COMPREENSÃO DE QUE A VIAGEM NÃO SAIU AGORA, MAS QUEM SABE EM DEZEMBRO DÁ TUDO CERTO; AS CRIANÇAS ENCARAM UMA PERDA COMO ALGO ETERNO E IRREMEDIÁVEL.

COMPREENDER OS MECANISMOS PSICOLÓGICOS DA BIRRA É APENAS O PRIMEIRO
PASSO E NÃO QUER DIZER QUE, DIANTE DISSO, DEVEMOS CEDER E FAZER TODAS AS
VONTADES DA CRIANÇA. PELO CONTRÁRIO, A CRIANÇA PRECISA SER FRUSTRADA PARA TER TODAS AS SUAS ESTRUTURAS PSÍQUICAS, COGNITIVAS E EMOCIONAIS SE DESENVOLVENDO DE FORMA PLENA E, COM ISSO, ESTABELECER RELAÇÕES SAUDÁVEIS COM O MEIO EM QUE VIVE.

Kátia Regina é psicopedagoga clínica e institucional, professora, mestrada em Educação pela UFS e mãe de dois meninos.

Um comentário:

  1. Lendo este artigo lembro da minha sala de aula com os alunos de 4 aninhos. Sao tantos comportamentos diferentes. Como educadora e mãe observo e vejo a birra como algo de insatisfacao.
    Adorei o artigo. Parabéns Katia!

    ResponderExcluir