quarta-feira, 16 de março de 2011

Viva as diferenças


Oi gente, no próximo domingo, 20, acontece aqui em Aracaju uma caminhada e mais uma edição do 'Domingo do Parque' em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado no dia 21 de março. A ação é uma parceria entre a Associação Sergipana do Cidadão com Síndrome de Down (Cidown), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Aracaju (Apae), a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe - através das secretarias de Estado da Inclusão Social (Seides), Cultura e Comunicação (Secom).

A concentração da passeata será às 14h no Mirante do Calçadão da Praia 13 de Julho, de onde todos partirão com destino ao Parque da Sementeira, onde acontecerá o Domingo no Parque, com apresentações culturais e shows artísticos. Os eventos foram incluídos pela Prefeitura de Aracaju nas comemorações do aniversário de 156 anos da capital sergipana, celebrado no dia 17 de março. A expectativa é reunir cerca de 300 pessoas.

Os participantes da caminhada estamparão no peito uma mensagem que retrata o que esperam pais, familiares e amigos da pessoa com Síndrome de Down: “Deixe o respeito vencer o preconceito”. A 'Casa do Zé', um grupo de artistas sergipanos que faz um belo trabalho voltado ao público infantil, fará apresentação, além da Orquestra Sinfônica de Sergipe.

As comemorações pelo Dia Internacional da Síndrome de Down se estendem até a segunda-feira, dia 21, quando o médico Byron Ramos vai proferir uma palestra sobre os "Direitos da Pessoa com Síndrome de Down', a partir das 19 horas, no auditório do Conselho Regional de Odontologia, na rua Vila Cristina, 589.

Síndrome de Down

A Síndrome de Down foi descrita pela primeira vez em 1866 por John Langdon Down, cujo nome acabou batizando a síndrome. Em 1959, Jerôme Lejeune descobriu que a causa da Síndrome de Down era um acidente genético que ocorre ao acaso durante a divisão celular do embrião. Na célula normal da espécie humana existem 46 cromossomos divididos em 23 pares. O indivíduo com Síndrome de Down possui 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.

Beijocas***

Um comentário:

  1. É isso aí cunhada! Em pleno século XXI não é concebível uma sociedade que ainda não saiba lidar com as diferenças, mais do que isso... são as diferenças que nos enriquecem! Parabéns pela iniciativa de divulgar o evento no "Amor maior".

    ResponderExcluir