sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Na mesma moeda


Sinceramente não sei como devo agir. Essa semana Maria Alice chegou da escola mordida. Levou uma mordida do braço porque pegou o brinquedo de uma coleguinha e na semana anterior também foi mordida. Uma das tias, venho até mim e explicou o que tinha acontecido e pediu desculpas. Recebi a notícia normalmente, afinal poderia ser minha filha que tivesse mordido outra criança. Para os educadores, o revide deve ser evitado. A razão que leva uma criança a agredir outra, verbal ou fisicamente, não é maldade pura, e sim a incapacidade de resolver a questão de outra forma. O mesmo se dá com o revide. Ao instruir que responda um tapa, uma mordida ou um xingamento na mesma moeda, o educador ajuda a conservar a justiça retributiva, comum entre 3 e 7.

Para eles, o correto é guiar os pequenos para que encontrem soluções civilizadas, que envolvam diálogo, porque não se bate em ninguém, ainda que se tenha apanhado. "Por que você deixou que seu colega batesse em você?" é uma boa pergunta a ser feita, pois ajuda a despertar em quem sofreu a agressão um sentimento precursor da justiça - a indignação - que vai auxiliar na busca de uma solução correta e na conquista da autonomia. A criança não deve ficar livre para fazer o que quiser. É papel do professor ajudá-la a pensar as possibilidades, antecipar os resultados de suas ações e compreender o valor de regras de convivência. A tolerância é necessária para que todos convivam em harmonia e a escola, que insere a criança no mundo público, tem de tê-la como um ideal.

Ainda em conversa com a tia na escola, perguntei se minha filha tinha revidado, e ela disse que sim, com um tapinha. Por mais que a gente diga que não pode bater nos outros, ela mesma já toma a iniciativa, por um lado acho legal, porque ela sabe se defender, ou acho que sabe. Sempre converso com ela para não bater em ninguém, mas no fundo a minha vontade é dizer; não deixe ninguém bater em você, mas se bater, bata de volta!

Ninguém quer seus filhos levando mordidas, tapas ou qualquer outro tipo de agressão. Uma amiga minha tem uma filha de cinco anos e ela é sempre mordida, e pela mesma amiguinha. Perguntei se ela bate ou morde, se defende, ela disse que não. Já falou com as professoras, com os pais e o problema permanece. Não quero criar minha filha incentivando a violência, mas não ainda não sei o que fazer. Agora que ela está pequena não entende muito as coisas, e é natural acontecer coisas do tipo, faz parte, mas quando estiver mais velha??? E vocês o que acham do revide??

2 comentários:

  1. Nossa Karina, que situação difícil, vc está certa nas considerações, mas realmente dá vontade de falar pra revidar né? Acredito que se isso se repetisse, eu pediria uma conversa na escola com a mãe da outra garotinha, pq os pais nessa idade é que são responsáveis pelo comportamento dos filhos, mas não sei o que vou fazer qnd acontecer por aqui :S
    Depois conta como foi o desfecho,
    bjim para vc e a Maria Alice

    ResponderExcluir
  2. Oi Lindinha, pois é. Conversei com a professora e como foi coleguinhas diferentes, vou esperar aconteceu novamente, espero que não, para tomar providências.

    ResponderExcluir