quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Saúde é tudo!

Depois que a gente é mãe, nada é mais importante para uma mulher do que os filhos. Nos dedicamos a eles, trabalhamos dobrado para poder dar conforto e educação, mas saúde, só o nosso papai do céu. Claro que devemos tomar cuidado para que nosso pequenos não fiquem doentes, que tenham uma alimentação bacana e todo cuidado é pouco quando a energia está em alta quando brincam. Agradeço a Deus todos os dias, minutos pela saúde da minha boneca e peço cada dia mais.

Essa semana me depairei com o caso da garotinha canadense Aleisha Hunter de 4 anos. Vocês souberam??? Ela venceu (graças a Deus) a luta contra o câncer de mama depois de se tornar a mais jovem pessoa na história a ter a doença diagnosticada. Curada quando tinha três anos, hoje não apresenta mais sinais da doença. (As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.)

Aleisha precisou de uma mastectomia depois de doutores descobriram a causa de um caroço que apareceu em seu peito em dezembro de 2008, quando tinha 2 anos. “Eu sei que tive câncer em meu peito, e sei que os médicos me curaram”, disse Aleisha. “Sei que câncer pode fazer as pessoas irem para o céu, mas estou melhor agora”, completou.



Sua mãe, Melanie, disse ter ficado chocada quando descobriu a existência do caroço. A descoberta ocorreu enquanto secava Aleisha após um banho. “Era um pequeno caroço, do tamanho de uma ervilha. Pensei que fosse um cisto inofensivo”, falou.

Os primeiros testes no hospital apontaram que não se tratava de algo sério. Só que o caroço continuou a crescer. “Pensei que não poderia ser algo muito sério, já que o hospital a havia mandado para casa”, disse Melanie. Só que em janeiro de 2009 ela levou Aleisha novamente para ser examinada, já que o caroço havia crescido 2 cm e estava causando tanta dor à menina que ela não conseguia mais dormir.

Novos exames revelaram que se tratava de um câncer de mama. Melanie afirmou que não sabia que uma criança podia ter a doença. Aleisha imediatamente passou por mastectomia e teve 16 nódulos linfáticos retirados de sua axila para ver se o câncer não havia se espalhado – e não havia. Então, não houve necessidade de quimioterapia ou radioterapia, com Aleisha sendo liberada para ir para casa três dias depois.

A cirurgiã Nancy Down, que realizou o procedimento, disse que, quando o diagnóstico foi feito, ficou assombrada. “Trato de casos de câncer há 25 anos e nunca havia visto isso em um paciente tão jovem. Ela é a mais jovem do mundo a ter sido diagnosticada com a doença”, afirmou.

Foi a segunda operação da vida de Aleisha que, aos oito meses, foi operada no céu da boca. Na primeira operação, seu ursinho de pelúcia Teddy estava ao seu lado – e novamente esteve durante a operação do câncer, chegando a receber sua própria máscara de oxigênio, como apoio à Aleisha.

Doutores dizem que é improvável o retorno da doença, mas são necessários check-ups regulares pelos próximos anos, e uma cirurgia de reconstrução dos seios quando ela chegar à adolescência.

Antes de Aleisha, o caso de pessoa mais jovem com câncer de mama era o de Hannah Powell-Auslam, da Califórnia, Estados Unidos, diagnosticada com a doença aos 10 anos, em 2008. Câncer de mama é raro em meninas na infância porque há uma camada de pele pequena na área que não é afetada pelos hormônios femininos.

O risco aumenta na puberdade, com o começo do crescimento dos seios, e afeta mais comumente mulheres acima dos 30 anos.

(Portal Terra)

Saúde para todos nós!

Um comentário:

  1. É Karina, é mesmo saúde o que mais pedimos ao papai do céu para nossas penquenas...
    bjs

    ResponderExcluir