terça-feira, 27 de março de 2012

Na lancheira

Todos os dias, assim que MA chega da escola vou logo olhando a agenda e a lancheira para saber o que fez na escola e se comeu todo o lanche. Tem semanas que envio ticktes para a professora pagar o lanche por lá mesmo - cantina saudável - e tem outras que envio na lancheira. Como ela tem uma tolerância a lactose, ficou que nem doida procurando opções que seja atrativas e que ela como tudo. A tolerância está bem melhor que ela já está tomando leite Ninho, mas variar o cardápio é importante.

Sempre mando um sanduiche de presunto - adora! - com queijo, com todinho ou mucilon em caixa, com alguma fruta, ela prefere banana. Hoje envie gelatina de uva, misto e todinho. A escola recomenda que não enviemos salgadinhos, doces, balas e refigernates - por incrível que pareça ela não gosta de nada disso.

Como sei que muitas mamães também estão no mesmo barco, compatulho aqui opções de lanche para os pequenos.


Opção 1 - Ideal para crianças sensíveis aos corantes




- Sanduíche com pão de forma integral ou multigrãos, com queijo branco e geléia

A escolha de um lanche com farinha integral fornece menos gordura do que bisnaguinha, croissants ou folhados. Além disso, é um carboidrato que é absorvido aos poucos pelo sangue, o que garante que o seu pequeno tenha energia até a hora da próxima refeição. O queijo branco, além de gostoso e saboroso, é uma fonte de proteína e cálcio, nutriente essencial para o desenvolvimento das crianças. Vale substituir os queijos amarelos, que são mais calóricos e gordurosos.
Procure usar marcas de geléias que não contêm adição de açúcares e corantes. Elas são tão saborosas quanto às demais e menos calóricas.

- Suco natural

O ideal é prepará-lo em casa, com frutas frescas, como laranja, melancia, melão, limão... É a opção mais saudável e natural.
Uma quantia de 200 mililitros (o que equivale a um copo cheio) é suficiente.

No entanto, fique atenta à quantidade de açúcar que você adiciona. Dependendo da fruta, às vezes, nem precisa adoçar. Despeje, no máximo, uma colher de sopa rasa. É importante não acostumar o paladar da criança ao excesso de doce.

- Biscoitos doces

No lugar das bolachas recheadas e amanteigadas, opte pelos biscoitos de aveia e mel ou integrais. Eles possuem menos açúcar, gordura trans e saturadas. Os sabores são variados, cacau com castanha do Pará, coco com ameixa, maçã com canela... É observar qual a favorita do seu filho.

No entanto, não mande o pacote inteiro, somente o indicado na tabela nutricional do produto-- cerca de 30 gramas-- o que equivale a 4 a 6 biscoitos.
Uma dica importante: observe sempre a quantidade de gordura saturada. No máximo, o produto deve conter 1 grama a cada 30 de bolacha.

Opção 2 - Liberada, até mesmo, para os pequenos intolerantes à lactose




- Sanduíche de pão sírio integral com blanquet de peru, alface e tomate

Para os pequenos que não toleram a lactose e derivados, esta é uma ótima opção! O pão sírio é muito saboroso e possui nutrientes saudáveis. Por ser mais fino, vale caprichar no recheio.
O peito de peru é uma fonte de proteína deliciosa e pouco calórica, uma ótima alternativa ao presunto tradicional, que é mais gorduroso. Quanto à salada, tempere com um filete de azeite e uma pitada de sal.

- Suco com extrato de soja

Uma opção de bebida saudável que garante energia, proteína e reposição de sais minerais necessários, depois das brincadeiras. É bom variar nos sabores para que o seu pequeno não enjoe. Alterne entre maçã, abacaxi, maracujá, uva...

- Frutas naturais

Ideais para substituir os doces. Aproveite as variedades e acostume o paladar da criança com diferentes sabores. É importante ficar atento à refrigeração. Envolva a fruta em um papel alumínio e, se possível, coloque-a em uma lancheira térmica. Evite picar porque, apesar de parecer uma opção mais atraente, a fruta pode escurecer e murchar até a hora do recreio.

Opção 3 - Recomendada, especialmente, para crianças intolerantes a glúten

- Biscoitos salgados (1 pacotinho) ou mini pães de queijo (3 unidades). Duas substituições ótimas para os pães integrais, ricas em carboidratos, o que garante energia para o seu pequeno ao longo do dia de aula. No caso dos biscoitos, procure optar pelas versões com mais grãos e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino grosso. É importante verificar a embalagem e se certificar de que o produto não contém glúten, caso seu filho apresente intolerância. Se a informação não estiver especificada no rótulo, o melhor é optar por outra marca.

- Água de coco

No calor, é uma escolha muito boa por causa da alta capacidade de promover hidratação. Além disso, é uma bebida que repõe todos os sais minerais gastos durante as atividades físicas. Não precisa adoçar e é bem mais saudável do que uma latinha de refrigerante.
E o melhor: todas as crianças podem tomar, não há restrição alguma, porque é livre de corantes, de glúten...

- Iogurte

Como a bolacha salgada não tem uma quantidade de proteína suficiente, vale combinar com o Iogurte, rico no nutriente. No supermercado, opte pelas marcas de menor teor de gordura. Se o seu pequeno não se importar e não sentir a diferença no paladar, dê preferência aos semi-desnatados ou desnatados. Há marcas saudáveis e nutritivas que misturam pedaços de frutas e até mesmo geléia com o iogurte, o que torna o alimento mais atraente e saboroso.

Fique atenta à refrigeração do produto, também. O iogurte estraga com facilidade, portanto, deixe na geladeira até a hora de levar seu pequeno à escola e envolva-o com papel alumínio.

A lancheira térmica é sempre uma boa pedida para manter os nutrientes, sabor e consistência dos alimentos, em geral. Para as crianças intolerantes, vale a orientação de checar os rótulos, já que alguns iogurtes contêm glúten.

Opções: Fonte Bebe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário