segunda-feira, 5 de março de 2012

Fique ligado... fissuras labiopalatinas


Quando a gente está grávida passa um montão de coisas pela nossa cabeça. Será que está tudo bem, se nosso bebê está perfeitinho...preocupações naturais. Por falar em coisas normais, muitas crianças nascem com fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado ou goela de lobo), mas você sabe o que é? O lábio lascado (nome feio, né?) é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. O adjetivo leporino refere-se à semelhança com o focinho fendido de uma lebre.

Trata-se de uma anomalia genética, que ocorre durante a formação e desenvolvimento do feto, onde o paciente apresenta comuniçação buco – nasal, devido a perfuração no palato, onde é possível observar o septo nasal, bem como as conchas inferiores. Pode atingir palato duro e palato mole. Este tema está sendo abordado aqui para servir de informação para as mamãe que tem filhos com esta anomalia. Neste domingo, o tema foi abordado no Caderno Bem Estar, do Jornal da Cidade. Confira a entrevista com o doutor em Cirurgia Plástica pela USP, André de Mendonça, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e integrante da Operação Sorriso do Brasil, que falou sobre o assunto.

Há como prevenir as fissuras labiopalatinas?
André de Mendonça - Não existe forma para prevenir uma vez que as causas são multifatoriais. No entanto, algumas medidas podem ser realizadas na tentativa de diminuir a sua incidência como, por exemplo, um pré-natal nas gestantes, dentre outras medidas.

O pediatra detecta quando a criança nasce, ou antes, já no exame pré-natal?
Geralmente pode ser detectado através da ultrassonografia durante a gestação, o que reforça que o pré-natal deva ser realizado. O pediatra não detecta antes do nascimento.

Qual a importância de realizar a cirurgia?
Total importância, pois esse paciente precisa ser reabilitado e, para isso, a cirurgia é fundamental.

Além do trauma, que problemas podem ser acarretados se a criança não fizer a cirurgia?
Psicossociais, alteração da fala e audição e deformidades faciais, dentre outros.

Como é o pós-operatório?
O pós-operatório vai depender do procedimento realizado, labioplastia ou palatoplastia. Em ambos os casos existem algumas orientações que deverão ser cumpridas. Quem quiser mais informações sobre a Operação Sorriso do Brasil e sobre o programa médico-humanitário é só acessar o site www.operacaosorriso.org.br.


Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG!A POSTAGEM INFORMATIVA MUITO BEM COLOCADA.
    ESTE ASSUNTO É MUITO INTERESSANTE E PRECISA MESMO SER CONHECIDO, PARABÉNS, KARINA!
    JÁ ESTOU TE SEGUINDO, BJS!

    ResponderExcluir