quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Sem chupeta...


MA está com dois anos e sete meses e decidimos que é hora de tirar a chupeta. Confesso que deu uma peninha...mas é melhor para ela. No começo deixamos só para dormir, e quando queria o denguinho perguntávamos se ela ia dormir, ela prontamente devolvia a chupeta. Hoje é o quarto dia que ela está sem a chupeta, lá em casa não tem mais nenhuma e nos dois primeiros dias ela pediu, dizendo que estava com sono... tentamos dar uma fraldinha para ela dormir, mas não teve acordo, só muita conversa e ela acho que entendeu, graças a Deus.

As noite estão sendo melhores, porque antes ela acordava sem a chupeta e quando resmungava íamos até o quartinho dela e colocavamos a chupeta, e agora MA dorme a noite toda. Os primeiros dias foram dificéis, mas valeu - está valendo!

Nossa primeira conversa foi que ela daria a chupeta para uma fadinha e sabe a resposta dela: - eu fico sem chupeta, quero não!!! e ao longo dos dias fomos conversando e tirando aos poucos. Dizendo que ela já estava grandinha, que quem chupa chupeta é bebê, e ela é uma moçinha... ganhou até presente do pai e da avó como forma de aceitação, de prêmio rsrsrsrs.

A escola (Primeiros Passos - super recomendo!) também teve sua participação junto a nós. De acordo com especialistas, normalmente, a chupeta deve ser tirada da criança antes que essa cumpra os dois anos de idade. A academia de odontologia geral, organização de dentistas, dedicados ao estudo contínuo da odontologia, recomenda que a criança deixe a chupeta antes de entrar na escola.

Confiram algumas dicas que podem te ajudar:

1 – Troque a chupeta por copos com canudinho, que melhoram o desenvolvimento da coordenação entre a vista e as mãos, e ajudam a por fim ao hábito da chupeta.

2 – Fale com a criança e recorde-a que já é grandinha, que já vai à escola e que não precisará da chupeta.

3 – Dê metas à criança, como por exemplo, que use a chupeta somente para dormir, e a premie ao conseguir esses objetivos.

4 – A reafirmação positiva funciona bem com as crianças de mais de um ano. Assim, elogie seu filho quando se comportar como crianças mais grandinhas.

5 – Não se frustre quando não tiver êxito; isso tornará as coisas piores. Se os dentes da criança se movem, fale com o dentista e peça conselhos.

2 comentários:

  1. Olá, sou nova aqui no seu cantinho.
    Não sei o que é isso, pois minha filha nao pegou chupeta. Eu sempre quis pois achava lindo bebes de chupeta. heheh
    Mas tirar sempre é um problema, e que bom que vcs conseguiram sem muitas dificuldades e a pequena entendeu.
    bjokas
    Mirian
    http://odiariodaprincesinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que ta correndo bem e calmamente essa fase =D
    Me visite e comente...se gostar torne-se seguidora..

    Beijinho *.*

    ResponderExcluir