terça-feira, 25 de outubro de 2011

Paciência...


Minha filha é a pessoa que mais amo neste mundo. Mas confesso que ultimamente tenho ficado sem paciência. Ela está com dois anos e sete meses e é muito sabida. Fala que só (teve a quem puxar), é geniosa (teve a quem puxar) e está muito teimosa, mas sua qualidades superam tudo. Mas como o foco deste post é PACIÊNCIA vou falar da minha que anda teimando em fugir de mim. Sempre que encontro outras mães pergunto a elas se seus filhos também são assim, e para minha felicidade todas dizem: é a idade, é uma fase, passa já!

Na maioria das vezes ela é obediente, mas quando está fazendo coisa erra tenho que buscar paciência para solucionar o caso. A utilização ou não de punição física na educação de uma criança é uma questão bastante polemica. Há quem considere que uma palmada dada no momento certo é um método de corrigir os comportamentos inadequados da criança (já dei e me senti mal, depois prometi para mim mesma que jamais faria isso novamente e agora minha estratégia é o castigo). Por outro lado, há quem defenda que, por mais que uma palmada pareça inofensiva aos olhos de um adulto, influencia de forma negativa o desenvolvimento da criança. Por vezes as crianças põem à prova a paciência de qualquer adulto e quando estes se sentem cansados (nem me fale), facilmente "perdem a cabeça". É obrigação dos pais educarem os seus filhos com coerência, dar-lhes tempo e dedicação, mesmo quando "perdem a cabeça". É necessário evitar agir por causa de uma exaltação emocional ou como forma de escape para o mau humor do momento.

Lá em casa sempre conversamos. De acordo com especialista, esse é o primeiro passo. Mostrar o que é certo e o que é errado. Outra que coisa que mudamos foi substituir o “Não” por “Pare”, por exemplo, se ela estiver pulando no sofá, eu digo: - pare de fazer isso, por favor! Ao invés de: - Não pode fazer isso! E funciona, tente!

"Nãos"
Os especialistas também orientam que os "nãos" devem ser guardados para situações importantes e não devem ser banalizados. Os actos positivos devem ser elogiados, para que a criança saiba que as suas boas maneiras são reconhecidas e que mais vale chamar a atenção dos pais pela positiva do que pela negativa. Quando a criança insistir em desobedecer, os pais devem apelar ao diálogo, utilizando a sua autoridade. A criança deve perceber pelo olhar e pelo tom de voz que os pais estão a reprovar o seu comportamento e que está a ultrapassar os limites.

A explicação da repreensão deve ser recordada à criança. Quando, mesmo assim, a criança insiste em desobedecer, um castigo bem aplicado pode ser a solução. Para tal é necessário adequar o castigo à idade da criança e associar o motivo à punição. O castigo deve ser aplicado no momento exacto em que a criança comete o erro e nunca adiado. É necessário que haja uma razão lógica para a penalização, de preferência explicada anteriormente e com aviso prévio, mas sem nunca existir chantagem, promessa de recompensa ou ameaça não fundamentada.

Comportamento
É muito importante que os pais mantenham a calma e não adoptem comportamentos contraditórios. Se a criança não vê os seus pais a resolverem os problemas de forma serena e humana, dificilmente aprenderá a fazê-lo. O verdadeiro respeito e colaboração só podem surgir de um vínculo forte de compreensão, paciência e coerência.

Castigo
Ao determinar o castigo a aplicar, é conveniente pensar se a falta não terá resultado de uma atitude pouco educativa por parte do adulto. Há muitas situações em que resulta do excesso de severidade ou de tolerância. Em muitos casos de "mau comportamento" a criança está apenas a agir da única forma que é capaz, dada a sua idade. Muitas vezes é uma forma de captar a atenção dos pais, que estão distraídos ou ocupados com outras coisas. É um erro castigar uma criança quando ela age de forma natural por sentir que as suas necessidades estão a ser negligenciadas. Se a criança só recebe atenção dos pais quando é castigada, os conceitos de dor e prazer confundem-se, o que poderá ter graves consequências no futuro. É também muito importante ter o cuidado de não interpretar mal as acções da criança.

Com informações Mãe Ideal.

2 comentários:

  1. Queria saber onde consegue as lindas fotos que coloca nas postagens, por exemplo, essa foto da mulher meditando. Tenho um blog e andei lendo sobre direitos autorais, estou com receio de pegar fotos na web para acrescentar nas postagens que faço.Qual é a sua dica?

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Essa foto particularmente, peguei na internet. Coloquei no Google entre tantas escolhi esta.

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir