quinta-feira, 25 de abril de 2013

Campanha de vacinação é prorrogada



A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 10 de maio. A informação foi divulgada na noite de ontem no site do Ministério da Saúde. A mudança na data foi necessária pois menos de 15 milhões de pessoas foram vacinadas, cerca de 47% da meta.

Ainda não levei meu Gu, mas amanhã será o dia D para ele. Com esse tempo chuvoso e abafado nossas crianças ficam logo gripas. Mas você sabe qual a diferença entre gripe, resfriado e virose? A dúvida surge quando aparecem os primeiros sintomas das infecções virais, popularmente conhecidas como viroses, bastante comuns em épocas de chuva. 

De acordo com a pediatra Eurydice Dantas, as crianças precisam ser observadas com mais cautela, nos casos de resfriados e gripes. “No inverno, as escolas, residências e ambientes de trabalho são invadidos por casos de febre, dores no corpo, dores de cabeça e mal-estar e então uns dizem que e gripe e outros dizem que é resfriado e tudo fica ainda mais confuso quando chegam ao médico e este afirma que é uma virose. Apesar do atual descrédito deste diagnóstico não existe nada de errado com ele já que virose e toda infecção causada por vírus. As viroses do aparelho respiratório são responsáveis por mais da metade das faltas escolares e nos ambientes de trabalho”, explica a médica.

Os cuidados que podem ser adotados para reduzir as chances de contaminação, ou mesmo transmissão para outras pessoas, são: lavar as mãos com água e sabão (principalmente depois de usar o banheiro); evitar tocar olhos, nariz ou boca após contato com superfícies onde há aglomeração; usar lenço ao tossir e espirrar. O paciente deve evitar sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até cinco dias após o início dos sintomas), e ambientes fechados, onde circulam muitas pessoas. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias.


Outro cuidado doméstico que deve ser mantido é a limpeza do ar-condicionador, especialmente para evitar desconforto, no caso das pessoas que já foram infectadas por vírus. Além de seguir a prescrição médica, em casa, o paciente deve ingerir bastante líquido (de preferência água e sucos naturais), de dois a três litros por dia. Alimentação de fácil digestão, como frutas e verduras, também é importante para a fase de recuperação.

Sintomas diferenciais –  Em adultos e crianças, o resfriado apresenta sintomas relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal, secreção nasal (rinorreia), tosse e rouquidão. A febre é menos comum e, quando presente, é de baixa intensidade. Outros sintomas também podem estar presentes, como mal-estar, dores musculares (mialgia) e dor de cabeça (cefaléia).

Na gripe, os sintomas são mais intensos e costumam aparecer aproximadamente 24 horas depois do contágio, e podem ser: febre geralmente acima de 38ºC,  dor de cabeça, dor nos músculos, calafrios, prostração (fraqueza), tosse seca, dor de garganta, espirros e  coriza. Podem apresentar, ainda, pele quente  e úmida, olhos hiperemiados (avermelhados) e lacrimejantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário