terça-feira, 3 de abril de 2012

Gravidez e mudanças no corpo


Já estou entrando no sexto mês de gestação e já estou sem saco para fazer muitas coisas. Estou me sentindo pesada (engordei muuuito, já! abafha!) e a linha nigra já está começando a aparecer. Essa é apenas uma das udanças que acontecem no nosso corpo durante a gravidez.

Para quem ainda não sabe, essa linha, que pode ter até um centímetro de largura, costuma aparecer na parte inferior do abdome, muitas vezes passando pelo umbigo. Ela tende a surgir perto do segundo trimestre da gravidez e é causada pela pigmentação da pele na área em que seu músculo abdominal se distende para acomodar o bebê, ficando ligeiramente separado.

A linha, às vezes chamada de linea nigra, desaparece algumas semanas depois do parto.
Um pouco de esfoliação pode ajudar a eliminar a pele ressecada e acelerar o processo. Você vai perceber que outras áreas pigmentadas de seu corpo -- como mamilos, pintas, sardas, axilas e virilha -- também escurecerão um pouco, mas com o tempo, depois que o bebê nasce, elas começarão a voltar à cor normal. Nas morenas esse escurecimento é mais acentuado que nas mulheres de pele clara.

Pesquisas mostram que a deficiência de ácido fólico pode favorecer o surgimento de manchas e o escurecimento da pele. Por isso, capriche no consumo de ácido fólico nos alimentos (como grãos integrais e verduras escuras) e tomando um suplemento (se for indicado por seu ginecologista).

Como existem outros problemas de pele que causam o surgimento de manchas, independentemente da gravidez, é bom sempre mostrar ao médico algo que chame sua atenção, como diferenças na cor ou no tamanho de uma pinta, ou se as alterações na pigmentação forem acompanhadas de dor, sensibilidade ou vermelhidão. Assim você evita ter um problema dermatológico não-diagnosticado, e pode receber o tratamento adequado, se ele for necessário.


3 comentários:

  1. E ainda tem longos 3 meses pela frente né?!

    Mas sabe que depois que o bebê nasce da saudade desse barrigão?! Eu sinto!
    hehehe

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai, nem fala, as mudanças são taaantas!
    Na primiera gravidez não tive a linea nigra, nem os famosos pelinhos! Mas em compensação o resto...

    Beijões pra vcs!

    ResponderExcluir
  3. Pois é meninas, as mudanças são muitas, mas nada se compara a felicidade de estar com nosso bebê nos braços.
    Beijos e obrigada pelos comentários.

    ResponderExcluir