quinta-feira, 16 de junho de 2011

Alerta! Vacinação


Está chegando a hora. Não esqueçam: sábado é o início da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio. Todas as crianças menores de cinco anos devem receber as duas gotinhas que são essenciais para que a doença, erradicada do Brasil desde 1994, não volte a fazer vítimas no nosso país. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil vai ser realizada no mês de agosto, no dia 13.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar 13,4 milhões de crianças em todo país, o que corresponde a 95% do público-alvo, que é composto por 14,1 brasileirinhos na faixa de zero a cinco anos. Todas as unidades de saúde estarão abertas no sábado – além dos postos volantes – para fornecer gratuitamente a vacina. Os pais não devem esquecer de levar a caderneta de vacinação, para que possa ser atualizada alguma vacina que esteja em atraso.

A poliomilite, mas conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, quando a criança infectada não morre, fica com sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. O polivírus é o causador e transmissor da doença e a infecção se dá principalmente por via oral. O último caso de pólio registrado no Brasil foi em 1989, no Estado da Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o certificado de eliminação da doença.

Não esqueça e proteja seu pequeno.

Beijos***
Ka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário