quarta-feira, 15 de maio de 2013

Higiene bucal

Gustavo com 10 meses. Lindo da mamãe!

Meu lindão está com 10 meses e já tem seis dentinhos. A higiene bucal dos bebês deve começar mesmo sem que os dentinhos apareçam. Com água filtrada e uma gaze a mamãe deve limpar a gengiva e língua do bebê após a amamentação. 

A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou “halitose”, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta. Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica.

Nos bebês e crianças até 4 anos, o mau hálito pode ser causado pelos seguintes fatores:
• Higiene bucal ruim: é normal que bactérias vivam na nossa boca e interajam com partículas de comida localizadas entre os dentes, na gengiva, na língua e até na superfície das amígdalas. Isso pode levar ao mau hálito, especialmente se a comida ficar parada nesses lugares por muito tempo (na falta de uma boa escovação para removê-la). 

. Cáries, tártaro e abscessos dentários podem provocar mau hálito em crianças de qualquer idade, ao contrário da gengivite, mais comum de causar o problema em adultos. 

• Boca seca: se seu filho respira pela boca -- por causa de um nariz entupido, por exemplo --, as bactérias na região tendem a crescer mais livremente. 

• Corpo estranho: uma ervilha, feijão, pequeno brinquedo ou qualquer outro objeto estranho que seu filho tenha colocado no nariz pode causar mau hálito. Isso é especialmente comum entre crianças pequenas, que adoram colocar coisas onde não devem! 

• Chupar dedo ou chupeta: eles podem acabar com mau cheiro, que passa para a boca, por causa da exposição contínua a saliva e bactérias bucais. Chupetas também podem acumular resíduos alimentares. 

Uso este tipo de escova em Guga.

• Doença ou alergia: às vezes sinusite, amigdalite ou até alguma reação alérgica podem levar ao problema. Crianças com refluxo também tendem a ter um hálito com odor forte. Se esse for o caso, a criança provavelmente terá outros sintomas, como desconforto depois de comer. 


• Alimentos fortes: cebola e alho, por exemplo, podem temporariamente causar mau hálito enquanto estão sendo processados pelo corpo. 


Na maioria dos casos, uma boa higiene oral resolve. Tente escovar os dentes do seu filho ao menos duas vezes por dia e antes de dormir, por, no mínimo, um minuto de cada vez. Não esqueça de escovar a língua com cuidado, e utilize só um pouquinho de pasta de dente sem flúor (não se recomenda que crianças menores de 2 anos sejam expostas ao flúor, porque, ao engolir a pasta, elas correm o risco de ter manchas nos dentes mais tarde). 

Lá em casa uso gel sem flúor para os dois. Como o meu caçula ainda é bebezinho uso uma escovinha de dedo, tipo essa da foto, com um gel próprio para a idade dele. E com Maria uso escova para a idade dela e gel. E você o que usa para fazer a higiene bucal do seu filho?





Nenhum comentário:

Postar um comentário