quarta-feira, 6 de março de 2013

Sua barriga no pós-parto



A barriga, com certeza, é a parte do corpo que passa por mais transformações durante os noves meses de gravidez. Quer ver só? O útero, originalmente do tamanho de uma pera, cresce até alcançar a dimensão de uma melancia – o que faz todos os outros órgãos do local se deslocarem para cima. Os músculos abdominais se afastam e vão para os lados. Para acompanhar esses movimentos, a pele estica o máximo que consegue, fica mais frágil e ressecada. Apesar de todas essas assustadoras alterações, nosso corpo está preparado para retornar ao que era antes. Mas é preciso ajudá-lo. E o primeiro passo é começar com os cuidados ainda na gravidez. Confira abaixo as 20 dicas mais importantes dadas pelos especialistas para ter seu abdome de volta – ou até uma versão melhorada!


Durante a gravidez

1 - A melhor garantia de sucesso no projeto “quero meu abdome de volta” é controlar o ganho de peso durante a gravidez. Quanto mais engordar, mais difícil será perder os extras e lidar com uma possível flacidez. No Brasil os médicos aconselham a ganhar de 11 a 15 quilos nos nove meses. Lembre-se: estar grávida não significa comer por dois. Especialistas apontam que 300 calorias a mais por dia é o ideal – algo equivalente a um sanduíche natural com pão integral e patê ou uma fatia de bolo acompanhada por suco de frutas. Controle-se!

2 - Outra atitude que ajuda a monitorar o peso e a estética do abdome são os exercícios físicos. Converse com o seu médico pois o seu histórico de saúde e de atividades físicas, além do andamento de sua gravidez, é que vão determinar quando e por onde começar. Alguns obstetras só liberam exercícios depois do primeiro trimestre enquanto outros aconselham a começar antes.

3 - Quem já faz algum tipo de atividade pode continuar com as devidas adaptações para a nova fase. Já as mulheres sedentárias devem escolher as modalidades de baixo impacto como a caminhada, a natação, a hidroginástica e o pilates. A yoga é uma ótima opção já que pode ser feita desde o começo da gravidez até o final, com aulas adaptadas e irá ajudar muito na respiração e postura da futura mãe.

4 - Outra mudança que preocupa as mulheres são as estrias que podem aparecer na barriga durante a gravidez. Elas são causadas pelo estiramento do abdome e o ganho de peso muito rápido. O aparecimento desse problema está associado a questões genéticas, mas hidratar muito bem o local pode evitar seu surgimento.

5 - Aplique o hidratante pelo menos duas vezes ao dia no abdome. Prefira produtos específicos para grávidas, que possuem ingredientes mais potentes e nenhuma substância química prejudicial. A hidratação vai ajudar não só no combate às estrias, mas também a diminuir a sensação de coceira, causada pelo estiramento e ressecamento da pele.

6 - No banho, use óleos com amêndoas e semente de uva para ajudar na hidratação. Depois de passar sobre o abdome, faça um enxague rápido e seque levemente com a toalha.

7 - Não se preocupe se surgir uma linha levemente marrom em sua barriga. A linha Alba, como é conhecida, nasce por conta dos hormônios da gravidez e desaparece alguns meses depois do parto. Evite tomar sol para não escurecê-la ainda mais.

8 - Existem alguns tratamentos estéticos que você pode fazer mesmo estando grávida, para ajudar na manutenção da saúde da pele do abdome:

Manobra de Jaquet - massagem realizada por um fisioterapeuta, feita com movimentos suaves em forma de pinçamentos da pele que irão estimular a circulação local.  

Dermotonia - técnica francesa na qual movimentos delicados estimulam a drenagem linfática do tecido do abdome para obter uma irrigação sanguínea ideal.

9 - Durante a gravidez não use produtos para descolorir os pelos do abdome. Além do risco de causar alergias, eles possuem amônia, substância que pode afetar o desenvolvimento do bebê.

No pós- parto

10 - A melhor maneira de perder os quilos extras – e consequentemente a barriga extra – é amamentar.  O ato, além de ajudar no vínculo da mãe com o filho e proteger o bebê, também faz a mulher gastar cerca de 750 calorias diariamente. O mesmo que uma aula aeróbica, com a vantagem que você não precisa sair de casa!

11 - As mudanças hormonais do pós-parto somada a rotina corrida e noites maldormidas pode lhe dar fome. Em nome da futura barriga chapada, controle-se e descubra outras maneiras de aplacar a ansiedade, como conversar com as amigas, meditar ou ver televisão.

 12 - Investir em uma alimentação saudável continua a ser o melhor para não acabar com seus planos. Não compre tentações e encha a geladeira com verduras, legumes e frutas, de preferência já preparados para quando bater a fome.

13 - Beba muita água, cerca de 3 litros por dia, principalmente se estiver amamentando. Além do corpo precisar da substância para produzir o leite, a água estimula o funcionamento dos rins, acelerando a eliminação dos líquidos que estão retidos pelo corpo. E melhora a aparência da barriga.

14 - Volte a fazer atividades físicas. Geralmente os obstetras liberam os exercícios duas ou três semanas depois de um parto normal e de quatro a seis semanas para quem fez cesárea. Essas últimas devem evitar esforço abdominal nos três primeiros meses. Você pode começar empurrando o carrinho do bebê no parque, por exemplo. E quando estiver mais disposta, aumente a quantidade e potência do exercício em uma esteira ou bicicleta ergométrica.

15 - Uma boa dica é fazer aulas de yoga, que fortalece a musculatura da barriga, tonificando e ajudando os órgãos a retornarem ao local de origem. Existe uma série de àsanas (posturas físicas) que auxiliam no fortalecimento do abdome, fazendo com que a pele e a musculatura voltem a seu tônus natural.

16 - Usar uma cinta após o parto ajuda os músculos do abdome a voltar a sua posição normal e os órgãos internos ficam mais bem posicionados. O ideal é que seja usada logo ao chegar em casa. Prefira modelos de tecidos mais naturais e sem arames. É aconselhável usar durante cinco meses.

17 - Continue a usar um bom hidratante. Você pode voltar a usar o seu preferido, continuar com o escolhido na gravidez ou investir em uma nova marca desde que seja confiável.

18 - A drenagem linfática pode ajudar bastante. Os movimentos suaves e lentos estimulam a circulação reduzindo a retenção de líquidos no corpo e diminuindo o inchaço, inclusive do abdome. 

19 - Alguns tratamentos estéticos podem ser bons aliados para sua barriga. O Thermacool - um de radiofrequência que estimula a formação de colágeno novo e remodela o já formado, pode ser feito três meses depois do parto mesmo que você esteja amamentado. O Ultrashape utiliza ondas de ultrassom que rompem as células de gordura, dissolve-as fazendo com que sejam absorvidas pelo organismo e assim promete acabar com a gordura localizada do abdome, mas só pode ser feito depois do período de amamentação. O mesmo acontece com o Velashape, aparelhe que reúne as tecnologias de sucção mecânica, raios infravermelhos e radiofrequência, e deixam a barriga com a pele mais firme, menos inchada e sem gordurinhas.

20 - Caso tenha aparecido estrias, existem tratamentos que ajudam a deixar a aparência melhor, embora não haja nada que desapareça completamente com elas:

Laser - é considerado um dos melhores métodos, pois pode ser realizado mesmo quando a mãe está amamentado, já que não utiliza nenhum tipo de ácido. Começando o tratamento mais rápido, é possível cuidar das estrias quando ainda estão novas e vermelhas.

Ácido retinóico - Só pode ser realizado depois do período de amamentação. As altas concentrações do ácido estimulam o crescimento de novos vasos sangüíneos dérmicos e promovem a restauração do colágeno e da elastina. As aplicações são feitas em casa, antes de dormir, mas a mulher deve ser orientada por um especialista.

Ácido glicólico - também só pode ser feito depois do período de amamentação. Esse procedimento, que usa ácido glicólico a 70% é realizado por um médico semanalmente é costuma ser feito em conjunto com o tratamento com ácido retinóico. Ele é indolor e são realizadas, no geral, de dez a vinte sessões para um bom resultado.

Microcristais - um aparelho com microcristais de alumínio age sobre as estrias, causando uma forte esfoliação na região afetada. Com essa irritação local, será estimulada a formação de novas fibras de colágeno, que constituem a pele. Em geral é dolorido e necessita de anestesia local, por isso o recomendado é fazer depois do período de amamentação. O número de sessões varia de dez a vinte, de acordo com o tipo de pele. É mais utilizado em estrias brancas, e deve ser aplicado com cautela em peles morenas. 

Subcisão - uma agulha especial, com uma pequena lâmina cortante na ponta, é introduzida na estria, liberando a fibrose local e estimulando o preenchimento na região de depressão da estria. Indicado para estrias antigas com depressão local e coloração esbranquiçada. É necessário anestésico local, e as sessões variam de duas a três.

Bb.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário